Este ciclo de quatro canções, originalmente para canto e piano, compostas entre 1883 e 1885, com textos do próprio Mahler e orquestradas possivelmente entre 1892-1893 (publicadas em 1897), apresenta uma situação análoga ao do ciclo Winterreise de Schubert, na qual um solitário viandante parte em busca do consolo da natureza após uma decepção amorosa. Se em Schubert temos uma longa jornada de Inverno com Mahler temos uma curta viagem primaveril.
Escritas sob a influência da paixão não correspondida por Johanna Richter, cujos olhos azuis são descritos na quarta canção, duas destas canções vão constituir o cerne da primeira Sinfonia de Mahler. A segunda canção do ciclo – Ging heut morgen übers Feld (Passeei esta manhã pelos campos) – é o tema principal do primeiro andamento da Sinfonia, e a secção final da quarta canção, a partir da estrofe Auf der Straße steht ein Lindenbaum (Junto à estrada ergue-se uma tília), dá forma ao Trio do terceiro andamento (Marcha fúnebre).
Ging heut morgen übers Feld
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