sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O destino bate à porta

A 5ª Sinfonia de Beethoven


Três notas breves e uma longa, repetidas infatigavelmente, assim bate o destino à porta. Este é o motivo inicial da 5ª Sinfonia que se repete ao longo de todo o 1º andamento, numa romântica exaltação do espírito (clicar aqui para fazer download da partitura e da gravação).
Beethoven, óleo sobre tela, J.K. Stieler (1819-20)
1. Que instrumentos são responsáveis pela primeira apresentação do motivo inicial? (5 pontos)
Motivo inicial
2. O segundo tema do 1º andamento, apresentado primeiramente nos violinos, depois nos clarinetes e, por fim, nas flautas, é apoiado ritmicamente pelo motivo inicial tocado em que instrumentos? (5 pontos)
2º tema (1º andamento)
3. O motivo rítmico inicial não marca unicamente o 1º andamento da sinfonia converte-se, antes, na força de toda a obra. Em que andamento aparece, nas trompas, o motivo inicial reiterado sob a forma ternária? (5 pontos)

4. Considerando que o tema inicial do 2º andamento será repetido e transformado, que estrutura formal constituiu a base deste andamento? (5 pontos)

Tema do 2º andamento
Tema do 2º andamento transformado
5. Em que tonalidade se encontra o 2º andamento desta sinfonia? (5 pontos)

6. No “Trio” (secção central) do 3º andamento é apresentado um novo tema exposto primeiramente por violoncelos e contrabaixos, respondendo de seguida as violas e os fagotes, depois os segundos violinos e, finalmente, os primeiros violinos. Que nome atribuímos a este tipo de escrita em que um tema é apresentado sucessivamente em diferentes instrumentos? (5 pontos)

7. A obra começa com uma orquestra de configuração clássica e termina com um hino triunfal dentro do novo espírito do romantismo. Que instrumentos são introduzidos pela primeira vez no 4º andamento(5 pontos)

8. Em que data e local foi estreada esta sinfonia? (5 pontos)
Manuscrito da 5ª sinfonia de Beethoven
Pergunta bónus
Que artista americano é autor destas quatro serigrafias que representam Beethoven? (5 pontos)





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