quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Richard Wagner e O Anel do Nibelungo

“Que este anel traga angústia e morte a todos que o possuírem, inveja aos que não o tiverem, até que retorne à posse dos seus legítimos donos, os nibelungos” (Alberich).

O Drama Musical
1. Com o seu drama musical, Richard Wagner pretendia promover a perfeita fusão entre música, poesia, teatro e as restantes artes cénicas com o propósito de criar uma nova forma de arte, uma obra de arte do futuro. Que expressão sintetiza esta ideia de união das diferentes expressões artísticas?

2. Qual a designação do tema ou motivo condutor/recorrente caracterizador ou significante de uma personagem, um objeto, um elemento cenográfico ou uma ideia abstrata, usado de uma forma sistemática, por Richard Wagner, nos seus dramas musicais?

A tetralogia O Anel do Nibelungo
3. Que dramas musicais constituem a tetralogia, composta por Richard Wagner, intitulada O Anel do Nibelungo?


4. Qual o nome do teatro que acolheu a estreia da tetralogia construído propositadamente para as óperas/dramas musicais de Richard Wagner?


5. Qual o nome do palácio dos deuses, símbolo do poder de Wotan e última morada dos heróis mortos em combate?

6. Qual o nome do elmo, que confere o poder da metamorfose, criado para Alberich pelo seu irmão Mime, a partir do Ouro do Reno?

7. Qual o nome da espada cravada na árvore da vida, retirada por Siegmund, e despedaçada pela lança de Wotan no drama musical Die Walküre?


8. Qual o nome das virgens guerreiras que têm como objetivo recolher os corpos de heróis mortos em combate e levá-los para o palácio dos deuses?


9. Que semi-deus é evocado por Wotan, no final de Die Walküre, para que possa rodear o rochedo onde se encontra adormecida a sua filha Brünnhilde por um fogo mágico?


10. Que aves anunciam a personagem do viandante (Wotan) ao longo do drama musical Siegfried?


11. Que personagem será responsável pela morte de Siegfried na segunda cena do último ato do Crepúsculo dos deuses.

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