sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

À Descoberta do Barbeiro de Sevilha

A música de Rossini, marcada por um fluxo melódico inesgotável, uma grande vivacidade rítmica, prende o ouvinte desde o primeiro momento. Estas qualidades composicionais são evidentes em O Barbeiro de Sevilha, nomeadamente na sua abertura, que anuncia alguns dos temas ouvidos ao longo da ópera.

Uma abertura tipicamente rossiniana
1. Que instrumento é responsável pela execução do tema abaixo apresentado [03'28''] ouvido no decurso da referida abertura (para ouvir a abertura clicar aqui)? (20 pontos)


Imagem 1 - Tema

2. Que instrumento duplica parte desse tema? (15 pontos)
3. Que instrumentos respondem melodicamente a esse tema? (15 pontos)

A história
1. Que obra literária/dramática inspirou esta ópera? (20 pontos)
2. Que ópera de Mozart aborda as mesmas personagens desta história? (20 pontos)
3. Considerando a sua temática, em que subtipo de ópera se enquadra O Barbeiro de Sevilha(20 pontos)

As personagens
Em O Barbeiro de Sevilha as personagens não são estereótipos fixos ou meras caricaturas, gozando de uma psicologia mais complexa de criaturas vivas. A sua caracterização é realizada através da voz e da sua linguagem melódica.
1. A que personagens pertencem os quatro vídeos seguintes (acessíveis a partir de um clique na imagem), que desenham alguns dos seus principais traços de carácter? (40 pontos)

Vídeo 1
Largo al factotum (vídeo 1)
Um fala barato divertido, comunicativo e cheio de energia, um sedutor eloquente e um bom conhecedor do coração humano.

Vídeo 2
Si il mio nome (vídeo 2)
Elegante, nobre e apaixonado.

Vídeo 3
Una voce poca fa (vídeo 3)
Cândida e casta, mas também dona de si, menina caprichosa, manipuladora e dominadora. Dócil e obediente (moderato), podendo ser, igualmente, víbora caso contradigam os seus desejos (allegro).

Vídeo 4
La calunnia (vídeo 4)
Sombrio, truculento e cruel.

2. Para que tessituras foram escritos os papéis das personagens identificadas na questão anterior? (15 pontos)
3. Que termo designa uma ária, com uma ou duas secções, sem repetições, de carácter brilhante, como Largo al factotum e Una voce poco fa(15 pontos)

O fiasco da estreia
Foram vários os motivos que contribuíram para uma estreia não muito bem-sucedida, entre eles, o facto de Paisiello ter composto uma ópera, que havia alcançado um grande sucesso, com base no mesmo tema.

1. Com que título foi estreado O Barbeiro de Sevilha de Rossini, procurando demarcar-se da abordagem anterior de Paisiello? (10 pontos)
2. Quando e onde foi estreada esta ópera? (10 pontos)

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