Frei Manuel Cardoso (1566-1650) pertence a uma geração de
compositores que marcou de forma indelével a história da música portuguesa nas
últimas décadas do século XVI e início do século XVII.
Foi aluno no Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora, instituição
criada em 1552, que funcionava em regime de internato, permitindo aos seus alunos
uma sólida formação musical, tanto teórica como prática. Daqui saíram gerações
sucessivas de músicos de extrema qualidade que ajudaram a definir uma tradição polifónica com características estéticas próprias.
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Frei Manuel Cardoso |
Uma Escola
1. Quem foi o responsável pela criação deste Colégio?
2. Que compositor e pedagogo, “mestre de toda a boa música
deste reino” e Mestre de Claustra da Sé de Évora, entre 1579 e 1589, foi uma
figura nuclear na formação musical de Manuel Cardoso?
3. A par de Manuel Cardoso, que outros dois compositores,
pertencentes à mesma Escola, são considerados os grandes representantes da "época
de ouro" da polifonia portuguesa?
4. Por que nome é conhecida esta Escola polifónica na qual se
enquadram os compositores referidos na questão anterior?
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Sé de Évora |
Manuel Cardoso - a
obra e percurso profissional
Manuel Cardoso é, em muitos aspetos, a personalidade criativa
mais original da referida Escola, conjugando a ciência e o gosto pelo contraponto a uma linguagem
expressiva muito pessoal, ilustrada num emprego constante de intervalos
aumentados e diminutos, no prazer das dissonâncias não preparadas, do
cromatismo e numa utilização heterodoxa da modalidade.
1. Que rei português foi o principal patrono de Manuel Cardoso, um dos portugueses com mais música editada na sua época?
2. Que editor imprimiu os cinco volumes de obras polifónicas do compositor?
3. Uma parte significativa da carreira de Manuel Cardoso foi passada em Lisboa. Em que Convento desenvolveu a sua atividade?
Missa pro defunctis – uma obra para ouvir com atenção
Considerada uma das obras cimeiras da polifonia sacra
portuguesa do século XVII, a Missa pro
defunctis de Manuel Cardoso é marcada por uma intensidade expressiva e
emocional. (audio também disponível aqui)
1. Que rubricas do ordinário da Missa são cantados nesta obra?
2. Que outra designação pode ter este tipo de missa?
3. Ao longo da composição, que tipo de textura predomina?
Cotação: 20 pontos por questão (total de 200 pontos)
Cotação: 20 pontos por questão (total de 200 pontos)
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