«No que respeita ao título, tenho de reconhecer que de
bom grado suprimiria o “alemão” e poria “homem”, simplesmente.»
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Johannes Brahms (1833-1897) |
Apesar das
mortes de Robert Schumann, em julho de 1856, e da mãe de Brahms, em janeiro de
1865, serem frequentemente referidas como um dos motivos que conduziu à
composição do Requiem Alemão, o
compositor referiu-se à obra como um requiem «para toda a humanidade».
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Manuscrito com os textos do Requiem Alemão |
A obra, concluída em 1868, conheceu um longo período de gestação. Na sua base está um conjunto de textos escolhidos por Brahms e não os textos da Missa de Requiem Católica. Como tal, a obra não foi pensada para o serviço litúrgico, mas sim para uma sala de concertos.
1. Que tipo de textos utiliza Brahms na composição do
seu Requiem Alemão? (20 pontos)
2. Para que formação foi composta a obra? (20 pontos)
3. Com quantos andamentos foi apresentado, na sua estreia parcial, a 1 de dezembro de 1867, o Requiem Alemão? (10 pontos)
A natureza dos
seus textos confere à obra um cariz espiritual e religioso. Apesar da obra ser
identificada como um requiem, Brahms não pretende lamentar ou
glorificar os mortos, mas sim consolar os que ficam, oferecendo-lhes conforto e
esperança na ressurreição.
O Requiem Alemão transmite doçura
e consolo. Oferece uma visão de estabilidade, segurança e confiança num Além
transcendente, mas espiritualmente palpável, omitindo as imagens aterradoras do
Juízo Final, um elemento central no requiem
da liturgia católica.
4. Considerando os dois quadros, ordene os
andamentos e associe a cada um deles as suas principais características e ideias
poéticas (para ouvir clique em cima do nome do andamento). (40 pontos)
O andamento começa gravemente com a intervenção do coro, que
manifesta o desassossego perante o lado efémero da vida, e prepara a entrada
o barítono. A secção seguinte, apoiada pelos metais e timbales, proclama a «ressurreição
dos mortos incorruptíveis» e, com ela, a derrota da própria morte. Termina com
uma dupla fuga em stretto que
glorifica a omnipotência do Criador.
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Acompanhado por trémolos de contrabaixos e de timbales, o solista
lança aos céus um grito de angústia. O indivíduo interroga Deus acerca da sua
vida. «Fazei-me conhecer, Senhor, o meu fim, e qual o número dos meus dias.»
(Salmo 38)
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Início marcado por um tema escuro, que sugere uma espécie de marcha fúnebre em
3/4, ao qual se segue um momento mais luminosa e lírico. Depois da morte
ergue-se vitoriosa a palavra de Deus, que prometeu uma eterna alegria aos redimidos.
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Réplica musical e espiritual do coro inicial. Une a ideia do consolo
dos aflitos com a da redenção dos defuntos. «Bem-aventurados os mortos, que
morrem no Senhor!» (Apocalipse, 14-13)
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Andamento de carácter intimista, expressivo, iluminado de confiança
extática na ressurreição, acrescentado em memória de sua mãe. Na parte final,
as vozes da solista e o coro fundem-se numa voz única, sobre as palavras «Ich will euch wiedersehen» (Voltarei a ver-vos).
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Depois de uma introdução orquestral sombria, num tom grave e velado,
emerge a entrada seráfica do coro que canta a cappella, como que ilustrando a ideia da vida depois da morte. Aqueles
que choram e sofrem serão consolados.
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O andamento mais breve da partitura, de carácter mais sereno e
contemplativo, descreve as alegrias celestiais da vida eterna. Funciona como
eixo de simetria do conjunto. «Quão amável é a tua morada, Senhor dos
exércitos!» (Salmo 83)
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Breve análise
5. Que instrumentos da secção das cordas não tocam
no primeiro andamento? (20 pontos)
6. Em que andamento canta pela primeira vez o
barítono? (20 pontos)
8. Que tipo de escrita caracteriza o final de Herr, lehre doch mich, sobre as palavras Der
Gerechten Seelen sind in Gottes Hand (As
almas dos justos estão nas mãos de Deus), construído sobre uma
nota pedal sustentada (compasso 173, minutos 7’33’’ - partitura aqui)? (20 pontos)
9. No quarto andamento, qual a relação entre os compassos 1 a 4 da flauta e 4 a 8 dos sopranos, a nível do tratamento melódico realizado por Brahms? (20 pontos)
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Compassos iniciais do 4º andamento |
10. Faça a transposição dos primeiros quatro compassos da parte do primeiro clarinete (voz superior), no quarto andamento da obra. (10 pontos)