quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Requiem alemão, um requiem para a humanidade

Requiem alemão, um requiem para a humanidade
«No que respeita ao título, tenho de reconhecer que de bom grado suprimiria o “alemão” e poria “homem”, simplesmente.»

Johannes Brahms (1833-1897)
Apesar das mortes de Robert Schumann, em julho de 1856, e da mãe de Brahms, em janeiro de 1865, serem frequentemente referidas como um dos motivos que conduziu à composição do Requiem Alemão, o compositor referiu-se à obra como um requiem «para toda a humanidade».

Manuscrito com os textos do Requiem Alemão

A obra,  concluída em 1868, conheceu um longo período de gestação. Na sua base está um conjunto de textos escolhidos por Brahms e não os textos da Missa de Requiem Católica. Como tal, a obra não foi pensada para o serviço litúrgico, mas sim para uma sala de concertos.

1. Que tipo de textos utiliza Brahms na composição do seu Requiem Alemão? (20 pontos)
2. Para que formação foi composta a obra? (20 pontos)
3. Com quantos andamentos foi apresentado, na sua estreia parcial, a 1 de dezembro de 1867, Requiem Alemão? (10 pontos)

A natureza dos seus textos confere à obra um cariz espiritual e religioso. Apesar da obra ser identificada como um requiem, Brahms não pretende lamentar ou glorificar os mortos, mas sim consolar os que ficam, oferecendo-lhes conforto e esperança na ressurreição.

O Requiem Alemão transmite doçura e consolo. Oferece uma visão de estabilidade, segurança e confiança num Além transcendente, mas espiritualmente palpável, omitindo as imagens aterradoras do Juízo Final, um elemento central no requiem da liturgia católica.

4. Considerando os dois quadros, ordene os andamentos e associe a cada um deles as suas principais características e ideias poéticas (para ouvir clique em cima do nome do andamento). (40 pontos)



O andamento começa gravemente com a intervenção do coro, que manifesta o desassossego perante o lado efémero da vida, e prepara a entrada o barítono. A secção seguinte, apoiada pelos metais e timbales, proclama a «ressurreição dos mortos incorruptíveis» e, com ela, a derrota da própria morte. Termina com uma dupla fuga em stretto que glorifica a omnipotência do Criador.


Acompanhado por trémolos de contrabaixos e de timbales, o solista lança aos céus um grito de angústia. O indivíduo interroga Deus acerca da sua vida. «Fazei-me conhecer, Senhor, o meu fim, e qual o número dos meus dias.» (Salmo 38)


Início marcado por um tema escuro, que sugere uma espécie de marcha fúnebre em 3/4, ao qual se segue um momento mais luminosa e lírico. Depois da morte ergue-se vitoriosa a palavra de Deus, que prometeu uma eterna alegria aos redimidos.


Réplica musical e espiritual do coro inicial. Une a ideia do consolo dos aflitos com a da redenção dos defuntos. «Bem-aventurados os mortos, que morrem no Senhor!» (Apocalipse, 14-13)


Andamento de carácter intimista, expressivo, iluminado de confiança extática na ressurreição, acrescentado em memória de sua mãe. Na parte final, as vozes da solista e o coro fundem-se numa voz única, sobre as palavras «Ich will euch wiedersehen» (Voltarei a ver-vos).


Depois de uma introdução orquestral sombria, num tom grave e velado, emerge a entrada seráfica do coro que canta a cappella, como que ilustrando a ideia da vida depois da morte. Aqueles que choram e sofrem serão consolados.


O andamento mais breve da partitura, de carácter mais sereno e contemplativo, descreve as alegrias celestiais da vida eterna. Funciona como eixo de simetria do conjunto. «Quão amável é a tua morada, Senhor dos exércitos!» (Salmo 83)


Breve análise
5. Que instrumentos da secção das cordas não tocam no primeiro andamento? (20 pontos)
6. Em que andamento canta pela primeira vez o barítono? (20 pontos)
7. Em que tonalidade, de carácter fúnebre, inicia Denn alles Fleisch, es ist wie Gras? (20 pontos)
8. Que tipo de escrita caracteriza o final de Herr, lehre doch mich, sobre as palavras  Der Gerechten Seelen sind in Gottes Hand (As almas dos justos estão nas mãos de Deus), construído sobre uma nota pedal sustentada (compasso 173, minutos 7’33’’ - partitura aqui)? (20 pontos)
9. No quarto andamento, qual a relação entre os compassos 1 a 4 da flauta e 4 a 8 dos sopranos, a nível do tratamento melódico realizado por Brahms? (20 pontos)

Compassos iniciais do 4º andamento

10. Faça a transposição dos primeiros quatro compassos da parte do primeiro clarinete (voz superior), no quarto andamento da obra.
(10 pontos)